17 de jan. de 2010

Diahum música para ver





Há 1 ano no ar, o diahum música para ver é um Blog que tem como caracteristica a postagem de uma nova canção original no primeiro dia de cada mês. Criado e mantido pelo Dimitri, membro da banda carioca 3a1 (que ainda conta com a baixista Silvia Rebello, o baterista Alexandre Hofty e o guitarrista Achiles Chirol), o site tem como tema as canções criadas e não utilizadas por Dimitri, já que não seguem a linha da Banda ou por falta de espaço no repertório da mesma.

A idéia então foi utilizar o formato de video, mas não somente de uma maneira ilustrativa. A grande sacada é a interação entre letra, som e imagens que juntos formam a canção, ou videocanção como ele gosta de defini-las.

Com algumas participações especiais, cada videocanção é um delicioso exercicio de imaginação e inspiração. Eu, particularmente, gosto de todas, mas indico algumas que já fazem parte da minha "playlist" diária: "A briga do Edifício Itália com o Hilton Hotel parte 2 - 30 anos depois" (com Zelia Duncan), "O tamanho do Caminho" (com Silvia Rebello), "Quando cai a noite" (com Graziela Grise), "Mir" e a "A carne é fraca".

Classificação: 5 ESTRELAS.

Créditos e Referências: diahum música para ver, 3a1, Zelia Duncan, Graziela Grise, Silvia Rebello, Dimitri, Alexandre Hofty, Achiles Chirol, "A briga do Edifício Itália com o Hilton Hotel parte 2 - 30 anos depois, "O tamanho do Caminho", "Quando cai a noite", "Mir" e "A carne é fraca".

16 de jan. de 2010

Edificio Italia x Hilton Hotel - Parte 2





Em 1972, Tom Zé fez a música "A Briga do Edifício Itália e do Hilton Hotel" contando de forma cômica uma suposta conversa entre os tradicionais prédios do centro de São Paulo. Após 30 anos eis que surge uma espécie de continuação da música na voz de Dimitri e de Zelia Duncan. A música intitulada "A briga do Edifício Itália com o Hilton Hotel parte 2 - 30 anos depois", insere mais um "personagem" do centro histórico da capital paulista: o Copan.

Com uma letra divertida e uma combinação de vozes muito legal, a "videocanção" (termo criado pelo próprio Dimitri e que é base de seu Blog, o diahum - musica para ver) é a dica para quem gosta de uma boa música e para relembrar estes velhos e ilustres simbolos da arquitetura e história de São Paulo.

Obs: Com 32 andares e um teatro no térreo, o prédio redondo já não é mais a sede do Hotel Hilton há alguns anos. Hoje ele está alugado ao Tribunal de Justiça de São Paulo que promove uma ampla reforma para abrigar os gabinetes de seus desembargadores, juizes e unidades administrativas.

Classificação: 5 ESTRELAS

Créditos e Referências: Tom Zé, "A Briga do Edificio Italia e do Hilton Hotel", Dimitri, Zelia Duncan, "A briga do Edifício Itália com o Hilton Hotel parte 2 - 30 anos depois", Copan, diahum - musica para ver